O POETA E A SOLIDÃO

“Abaladora foi a noite de setembro
Eu trazia na roupa
a tristeza do trem que me trazia
cruzando uma por uma as províncias:

Eu era esse ser remoto
turbado pela fumaça do carvão
da locomotiva.

Eu não era.
Tive de encarar então a vida.
Minha poesia me incomunicava
e me agregava a todos.

Naquela noite
me coube declarar a primavera.
A mim, pobre sombrio,
me fizeram desatar a vestimenta

da noite desnuda.
Tremi lendo ante duas mil orelhas desiguais meu canto.
A noite ardeu
com todo o fogo escuro
multiplicando-se na cidade,

na urgência imperiosa do contato.
Morreu a solidão aquela vez
ou nasci eu de minha solidão?”

PABLO NERUDA

CAUROSA

7 Respostas

  1. Olá, tudo bem? Primeiramente, obrigada pelo comentário e pelos dizeres! No mais, o poema é belissimo e também, reflexivo!

    Abraço… até.

  2. Obrigada Carlos, eu sempre adoro ler seus comentários, fico muito feliz.
    Ah, eu amo o Neruda!

  3. Boa tarde…
    Pablo Neruda, grande poeta. Carlos Rosa, belo blog. Licença p/ mais visitas? Gde. abç, ót. f.d.s.
    Adh

  4. Olá, Carlos!
    Seu blog é muito bacana.

    “O POETA E A SOLIDÃO” é um poema maravilhoso!
    Adoro a poesia de Pablo Neruda. Parabéns pelo bom gosto! Um abraço.

  5. Oie querido. Vim retribuir a visita e fiquei maravilha com tanta delicadeza e sensibilidade. Foi saborosíssimo ler esta seleção do Neruda. Ele é um poeta lindo demais, que ultrapassa gerações. Bom gosto musical tens também. Muito lindo o blog. Bjocas Cau.

  6. Oi…

    Passando para retribuir a visita no meu Avesso.Aproveito para lhe dizer que, do pouco q pude ler gostei muito, então, voltarei com mais calma ok?Tb gostaria de saber se te interessa a troca de links pois para mim, fica bem mais fácil voltar.

    Ótimo início de semana

    Maria Dias

Deixe um comentário

