O GRANDE MULATO MACHADO

O  mulato Machado

de letras  e histórias.

O carioca do Livramento,

o morro bendito.

O autodidata, mestre da poesia

e do romance.

Nobre fundador da grande Academia

das letras do Brasil.

Neste dia bendito, te saudamos,

grande mulato Machado.

CAUROSA

Machado de Assis


Flor da mocidade

Eu conheço a mais bela flor;
És tu, rosa da mocidade,
Nascida aberta para o amor.
Eu conheço a mais bela flor.
Tem do céu a serena cor,
E o perfume da virgindade.
Eu conheço a mais bela flor,
És tu, rosa da mocidade.

Vive às vezes na solidão,
Como filha da brisa agreste.
Teme acaso indiscreta mão;
Vive às vezes na solidão.
Poupa a raiva do furacão
Suas folhas de azul celeste.
Vive às vezes na solidão,
Como filha da brisa agreste.

Colhe-se antes que venha o mal,
Colhe-se antes que chegue o inverno;
Que a flor morta já nada val.
Colhe-se antes que venha o mal.
Quando a terra é mais jovial
Todo o bem nos parece eterno.
Colhe-se antes que venha o mal,
Colhe-se antes que chegue o inverno.

________________________________________________________________________________________

caurosa

11 Respostas

  1. Linda homenagem!
    Bom retornar aqui!
    Tenha uma semana radiante, Carlos.
    Abraços

  2. Olá boa noite Carlos…
    Obrigada pela visita, volte sempre, vejo que aqui tem grandes nomes dos nossos poetas, parabéns,adorei tbm aqui.

    Abraços

  3. Olá

    Prazer vim aqui e retribuir sua visita,
    gostei daqui o lugar onde os grandes poetas se encontram
    e assim vamos vivendo “marchadeando”pela vida rsrsrs

    Mil beijos

  4. oi,

    bela homenagem e só podia mesmo partir de uma pessoa sensível como vc…parabéns!

    bjos carinhosos!

  5. Meu fiel escudeiro Caurosa,
    mas afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?
    Forte abraço,
    Tati.

  6. Opa que homenagem!
    Eu li o básico do básico de Machado, mas adorei o que li!
    Gosto da riqueza de detalhes, gosto de imaginar cada parte de um cenário…
    Beijossss

  7. como sempre muito bons teus posts. É bom voltar sempre aqui.
    Abraços.
    Maurizio

  8. Blog interessante! Parabéns pela iniciativa! Voltarei mais vezes!

    Ale

  9. Olá Carlos!

    Agradeço sua visita oa meu blog de poesias. Passei aqui no seu e me deparei com tantos textos bons que vou entrar com mais calma para le-los.

    Eu tenho grande admiração por Machado, pois, ele foi a porta que me levou ao mundo da poesia, das palavras…

    Um grande abraço pra vc!

  10. Olá Carlos,

    obrigada pela visita ao meu blog e pela reflexão. Infelizmente, sofremos diretamente com as dificuldades dos americanos, não bastasse as nossas!
    Parabéns por incluir o delicioso Machado, um dos maiores pensadores que já conheci.
    Seu blog está muito legal.
    abç. Márcia

Deixe um comentário

