SALVE DRUMMOND

Selo amigo

AS CONTRADIÇÕES DO CORPO

Meu corpo não é meu corpo,
é ilusão de outro ser.
Sabe a arte de esconder-me
e é de tal modo sagaz
que a mim de mim ele oculta

Meu corpo, não meu agente,
meu envelope selado,
meu revólver de assustar,
tornou-se meu carcereiro,
me sabe mais que me sei.

Meu corpo apaga a lembrança
que eu tinha de minha mente,
Inocula-me seus patos,
me ataca, fere e condena
por crimes não cometidos.

O seu ardil mais diabólico
está em fazer-se doente.
Joga-me o peso dos males
que ele tece a cada instante
e me passa em revulsão.

Meu corpo inventou a dor
a fim de torná-la interna,
integrante do meu Id,
ofuscadora da luz
que aí tentava espalhar-se.

Outras vezes se diverte
sem que eu saiba ou que deseje,
e nesse prazer maligno,
que suas células impregna,
do meu mutismo escarnece.

Meu corpo ordena que eu saia
em busca do que não quero,
e me nega, ao se afirmar
como senhor do meu Eu
convertido em cão servil.

Meu prazer mais refinado
não sou eu quem vai senti-lo.
É ele, por mim, rapace,
e dá mastigados restos
à minha fome absoluta.

Se tento dele afastar-me,
por abstração ignorá-lo,
volto a mim, com todo o peso
de sua carne poluída,
seu tédio, seu desconforto.

Quero romper com meu corpo,
quero enfrentá-lo, acusá-lo,
por abolir minha essência,
mas ele sequer me escuta

saio a bailar com meu corpo.

(Carlos Drummond de Andrade)

31 de outubro –  106 do grande mestre da poesia

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

CAUROSA

26 Respostas

  1. Drummond é o que há. Adoro !!

    Bj. tenha um ótimo fim de semana!!

  2. Difícil…
    Não tem como interagir com a interpretação de … Dru mmond…
    Ele é Rei… ele é mestre… Senhor de tocos os conchavos poéticos…

    Bjs.

  3. Obrigada mocinho pela visita lá no meu cantinho.Volte sempre que quiser.Obrigada tbm pelas palavras sábias viu!
    Bjos

    Aí Drumond…

  4. Querido amigo Carlos,

    e pensar que há 21 ele nos deixou… Parece que foi ontem…
    Mas seu legado está cada dia mais atual em nossas vidas…
    Linda homenagem!
    Tenha um ótimo fim de semana!
    Beijos com meu carinho.

  5. Ainda bem que o corpo envelhece mas a mente esquece. Os olhos ficam com a vista curta.

    Drummond muito bom.

    abraços

  6. Prezado amigo;

    Que sabedoria emana dos poemas dos mestres; obrigado por nos proporcionar estes momentos de contato com a poesia.
    Obrigado! Grande abraço, ótimo domingo e um excelente novembro!
    Adh

  7. O q dizer…sem palavras prá esse grande mestre e prá vc…parabéns pela escolha.

    Grande beijo e um fds lindo demais!

  8. Carlos, eu nem tenho como comentar Drumond! Esse cara já me fez rir e chorar tantas vezes e ainda deve se rir lá de cima, da minha pequenês… Salve Drumond!

    Obrigada pela visita lá no Recanto!

    Um beijo imenso de boas vindas

  9. “Quero romper com o meu corpo”

    Meu Amor,
    Em algumas circunstâncias, também desejo romper com o meu corpo (só por alguns minutos) pois, às vezes,quero fazer algo que o meu corpo não quer, e outras vezes, ele quer o que não quero.Então, chegamos a um acordo e “saio a bailar com o meu corpo”.

    Milhões de Beijos,
    Sua Gatinha.

  10. Não conhecia essa obra de Drumond. Mas é muito interessante… o corpo tem mais poder do que gostaríamos?
    Beijo
    http://humanidades-e-afins.blogspot.com/

  11. Sem palavras para Drummond!
    Bjos e boa semana
    Ly

  12. Bonito Poema. Ás vezes parece que o corpo não quer obedecer a alma! Vamos sair bailando com ele harmonizando o corpo e a alma.

    beijão

  13. Salve, salve amigo…
    Num fim de domingo como este, ler um texto destes faz bem. Um abraço e boa semana!!!

  14. Eu sou fã incondicional do Drummond, e tudo que ele escreve é preciso e maravilhoso!
    Bela seleção!
    beijos

  15. bjos e ótima semana prá vc!

  16. Salve! E sempre… 🙂
    Pois Carlos Drummond é eterno e, seus versos preciosos.

    Começar a semana com um poema dele é tudo de bom para a alma.

    Carlos, muito obrigada pelo seu comentário deixado lá em meu espaço poético.

    Espero que volte sempre!
    Um abraço e uma belíssima semana pra você

  17. Ah, muito obrigada pelo comentário em meu blog! E claro que se você quiser voltar será muito bem vindo 🙂
    Depois de ler Drummond falando de corpo, o textinho do meu blog não chega nem aos pés. hehehehehe
    Adoro Drummond. Voltarei mais vezes, com certeza 🙂
    Beijos;*

  18. Eu como sou leitor/fã de Drummond, fico feliz quando alguém faz uma linda postagem com poemas dele.
    Ah o selo, ficou bonito aqui., obrigado. Abraço

  19. Passei aqui para agradecer sua presença no meu blog, passei rapidim então aind anão deu tempo de ler seus posts, mas prometo voltar e ler, e além de ler comentar!!!

    No minimo curioso você me achar determinada e estudiosa, se eu te disser que eu jamais pensei isso de mim mesma…

    O que você me diria!?

    Beijos e ótima semana!

  20. O título já diz tudo: Salve Drummond! =)

  21. Olá! td bem?

    Bom, nem vai dar tempo de ler seu post agora, pq estou apressadíssima, passei só para agradecer as visitas e o carinho de sempre.

    Abraços
    Érica

  22. Olá! td bem?

    Bom, nem vai dar tempo de ler seu post agora, pq estou apressadíssima, passei só para agradecer as visitas e o carinho de sempre.
    Depois dou uma lida, que pelo nº de comentários deve ser muito bom.

    Abraços
    Érica

  23. olá

    Este senhor era um génio, hein!?

    Brinca com as palavras assim…num estalar de dedos…

    Bonito

    deixo-te um abracito

  24. nossa que genio hein? adorei como ele consegui fazer isso? parabénssssssssssss

  25. simplesmente adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

Deixe um comentário

