COISAS DO BRASIL II

coisasdobrasil2-selo

b343

Minha  terra querida

R   E   S   E   N   D   E


resende-rj A princesinha  do Vale do Paraíba.


Resende é um município no sul do Estado do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba Fluminense e faz divisa com São Paulo e Minas Gerais. É um importante pólo tecnológico, abrigando indústrias automotivas e a única indústria de enriquecimento de urânio do Brasil. Em Resende está localizada  a Academia Militar da Agulhas Negras(AMAN), a escola de formação de ofícias do Exército. A segunda  maior academia militar do mundo.

imagesaman Aman aman21


Resende é uma das cidades de maior crescimento no estado do Rio de Janeiro. Devido a sua localização privilegiada e infraestrutura o município atrai investidores e empresas de diversas partes do Brasil e do  mundo.

Um pouco de História –  Resende era habitada originalmente pelo índios Puris, que a chamavam de Timburibá . O bandeirante  Simão da Cunha Gago chegou à terra em 1744, batizada pela primeira vez com o nome de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova. No dia 29 de setembro de 1801 (aniversário da cidade), foi instalada a vila de Resende, por ato do Conde de Resende.
O município cresceu em torno da cultura do café.

resende_matriz-nsconceicao-padroeira-de-resende casarao-de-resende

Igreja Matriz                          Casa de Cultura

O Centro Histórico de Resende possui diversos casarões, praças, pontes e igrejas do século XIX. O melhor conservado, entre todos os prédios históricos do município, é sem dúvida, a Fazenda do Castelo, localizada próxima ao centro do município. Concluída em 1835, em estilo neo-romântico, com 26 cômodos e 650 m² de área construída, foi sede de uma fazenda de café com mais de mil alqueires de extensão.

ponte-nilo-pecanha-resende                                                                                                                                                                     (imagem ponte velha: Fernando Lemos)

Ponte histórica Nilo Peçanha

resende_camara _mamresende

Câmara Municipal

Museu de Arte Moderna – Além das exposições temporárias e da permanente, o Museu   promove,palestras e espetáculos teatrais, sessões de cinema, lançamentos de livros.

Museu de Arte Moderna

Museu Militar da AMAN – Possui um acervo bélico, do qual as peças mais relevantes são os canhões capturados por tropas brasileiras na Itália. Possui utensílios usados por Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, espadins utilizados por cadetes nas Nações Unidas, diversos tipos de medalhas desde o império até nossos dias, documentos de inauguração da Academia e outras peças ligadas às personalidades ilustres que já passaram pela Academia.

Principais teatros

Cine Teatro Vitória – Com capacidade para 1200 pessoas, fica localizado no Centro Histórico de Resende. Nele é realizado anualmente o Festival de Teatro de Resende (Fester). O Cine Teatro Vitória é um importante patrimônio histórico e cultural do município.

Teatro General Médice – Com capacidade para 1117 pessoas, possui bela riqueza arquitetônica. Foi construído em 1943.

Teatro Acadêmico – A vida cultural do município de Resende foi enriquecida com a inauguração do moderno Teatro Novo da AMAN, em 1988, o maior teatro da América Latina, com capacidade para 2.884 pessoas, que possibilitou a vinda de espetáculos de categoria de grandes centros: shows musicais, balés, orquestras sinfônicas e peças teatrais.

Teatro do SENAC – Com capacidade para 300 pessoas.

Teatro do Colégio Salesiano – Com capacidade para 315 pessoas.
300px-neve_em_itatiaia_1985

Neve no Parque Nacional em 1985.

Parque Nacional do Itatiaia

Localizado em Itatiaia e em Resende é a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. O parque possui montanhas com quase 3000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada, rios de águas cristalinas, que formam piscinas naturais e cachoeiras de tirar o fôlego. A portaria do parque fica a 16 km do centro de Resende.

Visconde de Mauá

visconde-de-maua

Visconde de Mauá, distrito de Resende, é uma região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso. Com colonização alemã, paisagem alpina, cachoeiras, locais esplêndidos para a prática de esportes como o vôo livre, canoagem, trilhas e moutain bike , a localidade conta com uma rede hoteleira atuante, com restaurantes que variam da comida caseira (mineira) à tradicional, com destaque para os pratos preparados com o pinhão. Nos últimos anos ficou famosa a Festa do Pinhão e o Festival Gastronômico que reúne na serra renomados “chefs de cozinha”. Distante 36 km do centro urbano de Resende, parte da estrada  conta  com pavimentação.

DOIS ILUSTRES REPRESENTANTES DA POESIA RESENDENSE

NARCISA AMÁLIA – A primeira jornalista profissional.narcisa-amalia1

1852 – Nasce Narcisa Amália de Campos, a 3 de abril, em São João da Barra, Rio de Janeiro, filha do poeta Jácome de Campos e da professora primária Narcisa Inácia de Campos

1863 – Transfere-se para Resende com a família. Narcisa Amália foi a primeira mulher a se profissionalizar como jornalista, alcançando projeção em todo o Brasil com seus artigos em favor da Abolição da Escravatura, em defesa da mulher e dos oprimidos em geral.

1866 – Casa-se com João Batista da Silveira, artista ambulante, de vida irregular, de quem se separa alguns anos mais tarde.

1880 – Casa-se novamente, dessa vez com Francisco Cleto da Rocha, também chamado Rocha Padeiro, dono da “Padaria das Famílias”, em Resende. Ajuda o marido nos primeiros anos, mas continua a receber os amigos literatos em sua casa. Frequentam seus saraus nomes famosos como Raimundo Correia, Luís Murat, Alfredo Sodré e, inclusive, o Imperador Pedro II, que por ocasião de sua visita a Resende, vai “visitar a sublime padeira, por estar ansioso por lhe provar… do pão espiritual”, embora seja a poetisa fervorosa republicana abolicionista.

Por que sou forte

a Ezequiel Freire

Dirás que é falso. Não. É certo. Desço

Ao fundo d’alma toda vez que hesito…

Cada vez que uma lágrima ou que um grito

Trai-me a angústia – ao sentir que desfaleço…

E toda assombro, toda amor, confesso,

O limiar desse país bendito

Cruzo: – aguardam-me as festas do infinito!

O horror da vida, deslumbrada, esqueço!

É que há dentro vales, céus, alturas,

Que o olhar do mundo não macula, a terna

Lua, flores, queridas criaturas,

E soa em cada moita, em cada gruta,

A sinfonia da paixão eterna!…

– E eis-me de novo forte para a luta.

Resende, 7.9.1886.


LUIZ PISTARINI

“Luiz Pistarini é uma personalidade na história de Resende. Advogado, jornalista e poeta Luiz Pistarini nos seus 41 anos de vida foi autor de diversas obras poéticas, como Agonia e ressurreições, Bandolim de luto e Sombrinhas e postais.É autor da letra do Hino de Resende

É patrono na Academia Resendense de História”.

(Claudionor Rosa)

BILHETE DE DOENTE

LUIZ PISTARINI –  (1877-1918)

Recebi, minha flor, com muito agrado,

o mimo e mais os beijos, que agradeço;

beijos.., de longe, que outros não mereço,

principalmente neste triste estado!

Ah! nem sabes, talvez, quanto padeço!

Mas, vivo agora tão desalentado,

que, com o mínimo excesso, empalideço,

desmaio e tombo, exânime e prostrado…

Não me visites, pois. Não! Tem paciência!

Ninguém resiste à tentação que adora,

e o doutor me proíbe essa imprudência…

Perdoa; mas, dispenso-te a visita:

– Para quem sofre, como eu sofro agora,

faz muito mal uma mulher bonita!

250px-resende_apos_o_por_do_sol

RESENDE AO PÔR-DO-SOL

bver021

ESTA É A MINHA TERRA, NELA VIVEREI,

SE POSSÍVEL FOR, AQUI UM DIA MORREI.

CAUROSA –  CARLOS AUGUSTO  ROSA

b344

44 Respostas

  1. olá carlos!!!!!

    nooossa……que rica é sua cidade…..!!!!

    que completo o seu post…parabéns!!!!que pôr-do-sol mais lindo…adorei….

    e tentarei pesquisar mais a respeito de Narcisa Amália,que pelo que li,foi uma grande mulher.

    adorei caurosa!!!!mesmo……

  2. Será que, com tantos textos e fotos lindas, conseguirei visitar todos? É uma verdadeira aula essa blogagem e, Rezende, terra que não conheço mas que tenho vários amigos que viveram em Foz, não poderia ficar de fora dessa!

    Muito bom Carlos e um fraterno abraço

  3. Sempre brindando nos com cultura,
    Aprendi um pouco mais sobre Narcisa
    amelia e claro vou tentar saber sobre
    essa guerreira, as fotos estão lindas
    parabéns.

    abraço e otimo fim de semana!

  4. Olá Meu Amor,
    RESENDE,
    A abençoada Terra em que nascemos, em que nos encontramos e que nos AMAMOS.
    Eu amo a Terra em que sou AMADA.
    Beijos de Sua Nativa,
    Nandinha.

  5. Oi Carlos!
    Que belo post!Recheado de belas cidades,hisória e poemas!Muito lindo!
    Resende não conheço,mas visconde de mauá é um dos locias que mais gostei de ter conhecido;lindo demais!
    bom fds,beijo.

  6. Resende é interessante!

    Fico pensando como será viver em uma cidade que é estratégica para a segurança nacional… E é lá que fica a famosa AMAN? Puxa! Gostei!

    Esta blogagem coletiva sobre o Brasil está excelente! Há muita coisa a aprender sobre a nossa terra e esta é uma ótima oportunidade!

    Sensata Paranóia

  7. Oi, Carlos! Obrigada por sua participação e por seu texto completíssimo! Eu nunca estive em Resende; apenas passei por aí a caminho de São Paulo. Fiquei contente ao ver que é uma cidade rica de cultura

  8. Rica e bela reportagem da sua cidade. Isto é Fotojornalismo da melhor qualidade! Abraço e bom fim de semana.

  9. Ressende, cidade cheia de vigor e prosperidade. Um modelo para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil.
    Parabéns.

  10. Acampei uma vez em Itatiaia…foi lindo demais!
    Muito legal ficar sabendo que Resende é uma cidade rica em cultura, isto eu não sabia.rs
    Adorei saber um pouco mais sobre esta cidade tão linda meu amigo…parabéns!
    Obrigada pela visita e quanto ao senhor com apelido de Maxambomba, quem sabe ele não era morador daqui de Nova Iguaçu?hehe
    Um beijão meu querido.

  11. Visitinha básica para agradecer o carinho da sua passagem no blog.
    Aproveito para apreciar o seu e trazer meu carinho.
    Conhecer a sua cidade foi mravilhoso!
    Não sabia que Resende era assim!
    Tenha uma semana repleta de: amizade, alegria e paz,!
    Um beijo carinhoso para você!

  12. Salvo engano é aí também que está o pico mais alto do Estado Rio de Janeiros, o das Agulhas Negras não é?
    Cadinho RoCo

  13. linda e com uma historia riquissima

    jokas

    Paula

  14. A blogagem nos traz grandes beneficios mas o maior de todos é o conhecimento.
    Hoje mesmo conheci muito do Rio.
    Nova Iguaçu…
    Petrópolis…
    agora Resende…
    Muito bom seu post adoro conhecer novas cidades e amo história.
    Um Grande Beijo

  15. Olá, Carlos,

    Obrigada pela visiita!
    Adorei a postagem sobre Resende. Da tua terra,, dois lugares que amo visitar sempre são o Parque de IItatiaia e Visconde de Maúá. Como é gostoso ir para lá!
    Você vive num belo lugar!
    Parabéns pela postagem!
    Abraços,

  16. Nossa viva Resende! 😀

    Beijos!

  17. Passei para lhe deixar um forte abraço, amigo.
    Seu post parece um livrinho de bolso. Está genial!

  18. POETA E AMIGO CARLOS,
    Passando para lhe desejar uma otima
    semana e tbm vou link voce lá ok amigo

    Abraço poeta!

  19. Uma das coisas mais legais desse Coisas do Brasil é essa possibilidade de viajarmos pelo Brasil sem sair daqui. E essa viagem a Resende foi um passeio maravilhoso. Um texto preciso e de informações úteis, escrita com o coração de quem ama mesmo..
    E espero, conhecê-la mais de perto dia.
    Parabéns pelo post.

    Abração

  20. Sempre lembro de Resende por ser ponto de parada obrigatória nas incursões pela Dutra. Agora poderei parar com mais calma!

    Grande Abraço.

    E obrigado pela visita ao Quodores. Apareça!

  21. E vi, nos passeios pelo teu blog, que também conheces o meu xará Fernando Amaral, lá de Natal. Ele escolhe umas fotos absolutamente imperdíveis para retratar o futebol!

    Abraço.

  22. MEU FIEL ESCUDEIRO CAUROSA, MELHOR QUE RESENDE SÓ UMA REZENDE!
    BEIJO,
    TATI.

  23. Eu conheço Resendo só quando passo para chegar ao RJ, bom saber um pouco mais da história e cultura da cidade.

  24. Muito bom conhecer melhor Resende, sabia pouco da sua cidade, com certeza sabia da existencia da Academia das Agulhas Negras.

    Abraços

    Meire

  25. Olá Carlos, estou tb nesta coletiva e passo com um pouco de atraso para conferir os posts. Que delícia rever Resende. Passei muitas férias lá com meus primos . Adoro Resende e tenho vontade de voltar.

    abraço

  26. Parabéns Carlos Rosa por ressaltar as virtudes da cidade onde vivi durante 19 anos, sendo que 4 como Cadete, 3 como instrutor e 12 como professor.
    Um grande abraço.

    Joviano Lopes
    Empresário Amway 31081685865V4

  27. Brother cheguei
    são mtos blog p visitar, pois agora faço parte da blogagem coletiva,,,\o/
    Não conheço essa belissima cidade, mas lendo aki é uma maravilha de cidade heinnn…
    Parabéns Brother
    Ficou showww esse pots
    Abraço

  28. Adorei saber mais sobre Resende .. quero mto visitá-la…. tenho mtos amigos na Academia Militar que só exaltam a Cidade!!!
    A sua postagem ficou mto informativa!!!
    Abraço!!

  29. Ah linda a foto onde mostra o rio cortando a cidade toda….parece ser um lugar bem interessante a tua cidade…

    beijos

  30. lucy in the sky

    Oi, Caurosa!
    Não conheço Resende e gostei muito das fotos. Linda a sua cidade!
    Nada como a terra da gente! Com todos os defeitos e senões, são nossas origens.
    Já conheci gente que tinha vergonha do lugar onde nasceu. Eu penso que ter vergonha de nossas origens é ter vergonha de nós mesmos.
    Beijos.

  31. Carlos, muito linda a sua cidade!

    Até parece um pouco com a minha o centro histórico, os casarões e igrejas.

    É muito bom ver pessoas valorizarem o seu lugar de origem, mais ainda valorizar nosso país.

    Parabéns!

    Abraço!

  32. Bela declaração de amor; por uma dessas coincidências, o primeiro leitor do IP – e que eu chamo de moedinha n.1 do blog, também é de Resende!

  33. Olá amigo..

    Eu adorei essa ideia de divulgarmos melhor o nosso Brasil, que a gente mesmo nao conhece, eu por exemplo nao conheço sua cidade, mas fiquei encantada com a forma que vc expos ela, deixa todo mundo com vontade de viajar um pouco. Belissima campanha que vcs todos criaram e participaram. Parabens!.. Beijoss…

  34. Caurosa, não conheço Resende, mas me parece uma cidade linda! Deveria ter ido nas formaturas dos meus primos, na Academia Agulhas Negras, assim teria tido 3 oportunidades de visitar o local, que desperta o interesses das pessoas. parabéns pela cidade, sua terra, seu berço. a gente tem que se orgulhar mesmo de onde veio. Bjo

  35. juliano da silva leite

    é,muito bom conhecer melhor a minha cidade!
    um abraço para todos os
    Resende!! hoje eu moro em campos dos goytacazes.

  36. Olá professor, eu sou a Carollini, aluna do Pedro Braile da T.CN2002.
    Estou fazendo uma pesquisa para colocar no meu portifólio do estágio cultural sobre o poeta Pistarini e acabei encontrando em um de seus bolgs.
    obrigada.

  37. Olá, cairosa , eu como filho desta cidade ,por um momento senti vontade de chorar !! pelas fotos ,pela reportagem e pela forma de como revelou minha infancia nesta cidade, moro em são paulo já uns 14 anos , mas sinceramente estou doido pra voltar a morar em resende minha terra, e cidade que nunca deixarei de amar . venho de uma familia de 9 irmãos ,e o destino me afastou de resende. mas vc me deu uma luz de esperança ,deque um dia eu conseguirei vender oque tenho aqui em são paulo , e voltar com minha nova familia…
    Abraços , e parabens por amar esta cidade tanto como eu..

  38. eu resendeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  39. Vitor Medeiros

    Morei em Resende de 1989 à 2002, onde muito fui Feliz. Cidade linda e que eu gostaria de resgatar uma poesia de Pistarini sobre a rosa, algo como:
    “Triste sina a da rosa
    homenageia a vida
    e doutra feita
    enfeita a própria morte”
    Sei que não é assim a métrica e a semântica, portanto agradeço a quem me possa ajudar mandando-me este poema tão lindo.
    Conheci o sábio Claudionor Rosa, que dedica todas suas energias à Cultura, tendo mais de um programa na Rádio principal da cidade.
    Deixei amigos na cidade, dentre os quais o Gessy, antigo dono da Bicicletaria Dois Irmãos, defronte à Rodoviária Velha.
    Fui Voluntário do CVV, onde deixei amigos fraternos.
    Que Deus abençoe os habitantes dessa linda cidade que se desenvolveu em torno do Rio Paraíba do Sul!
    Um abraço fraterno em todos e na cidade com seus Bairros românticos como Cidade Alegria, Liberdade, Paraíso, Bela Vista! Quer mais? Passa por lá e tira um tempo para conhecer Visconde de Mauá e arredores, Pico das Agulhas Negras, Pedra Selada, Bagagem e a Casa do Papai Noel em Penedo, Serrinha, distritos de Itatiaia,

  40. Olá Carlos, gostei muito de ver as fotos, meu filho mora em Resende e estou pensando em me mudar pra Resende também, sou de BH e atualmente moro na Bahia, mas estou muito desgostosa daqui porque a cidade está muito abandonada (Itabuna) e estava pesquisando Resende quando achei seu blog. Você ainda Mora em Resende? Estou procurando mais informações como área de trabalho. eu tenho um estúdio de gravação de propagandas e músicas e trabalho com meu marido mais dois filhos que já conhecem a cidade e gostaram da idéia de mudarmos pra mesma. Um abraço e parabéns pelo blog.

  41. Fulvio Abrami Stagi

    Gostaria de ser informado em qual Faculdade Luiz Pistarini se formou em Direito? Não consta, em todas as pesquisas que fiz, inclusive de minhas conversas com o Sr. Ademar Vieira, dono do jornal A Lira quando Pistarini quase que o redigia todo, que o poeta fosse Advogado.

  42. Solicito ao responsável pelo blog que me dê o crédito da foto da Ponte Nilo Peçanha exibida aqui. Esclareço que esta foto foi postada no Google Hearth e no Panorâmio (http://www.panoramio.com/photo/675138) e consta na Wikmedia Commons e na Wikipedia como sendo de autoria de Eike Nogueira, um jovem brasileiro radicado na Suíça e que plagiou e se apoderou dos Direitos Autorais por plágio.
    Esclareço que sou jornalista e repórter fotogáfico registrado no MTb(Rj) sob nº 16.555.

    Fernando Lemos

    Meu caro senhor Fernando Lemos, não tive a intenção de usar o seu trabalho com má fé, nem tirei nenhum lucro de sua bela imagem fotográfica. Eu apenas respondi a um pedido de uma amiga para participar de blogagem coletiva sobre minha terra querida e realçando as sua belezas com sua bela imagem da ponte velha de tantas histórias. Colhi a sua fotografia na grande rede sem ter como dar os créditos, peço desculpas.
    forte abraço
    C@urosa

  43. Que maravilha o seu blog! Estava buscando Luiz Pistarini e, eis que surge toda essa beleza de Resende, que você nos trouxe. Já morei aí, por algum tempo, há muitos anos, onde tivemos um jornalzinho, “Ecos da Juventude”, eu, Fúlvio e Moisés Rodrigues. Sabia que Fulvio iria surgir no seu blog, para indagar sobre a formação do grande Pistarini, do qual falávamos muito no “Ecos da Juventude” e não sabia que tenha sido advogado. Se me permite, estou feliz pelo seu blog, falando das coisas de minha saudosa Resende. Publiquei um livro, “Pelos Caminhos do Tempo”, no qual, embora pobremente, falo de Resende. Parabéns.
    Manuel.

Deixe um comentário

