O pagador de promessas

Blogagem coletiva – O filme da minha vidacinema1

O PAGADOR DE PROMESSAS – Um filme sensacional que marcou muito minha vida e me tornou um apaixonado pelo cinema.

O pagador de promessas é um filme brasileiro de 1962, do gênero drama, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado em história de Dias Gomes.

imagespg

O pagador de promessas
(PT/BR)
Brasil Brasil
1962 ı p&b ı 118 min
Direção Anselmo Duarte
Elenco Leonardo Villar
Glória Menezes
Dionísio Azevedo
Norma Bengell
Geraldo Del Rey
Roteiro Anselmo Duarte

Gênero drama
Idioma português

Sinopse

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa à uma mãe-de-santo do Candomblé: se seu burro se recuperar, irá doar sua terra aos pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias “pagãs” em que a promessa foi feita. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé. Os praticantes de Candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação[1] que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para previnir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na Catedral. (Fonte: Wikipedia)

CAUROSAprojecteur-02

13 Respostas

  1. Desse filme eu só vi trechos nas reportagens, é um filme muito importante para o cinema brasileiro.

    E fala de como alguém puro pode ser usado a favor de políticas sujas, meio como fizeram com o próprio Cristo.

    Também estou participando! Um abraço!

  2. Ah, este está na minha lista também. Maravilhoso trabalho cinematográfico baseado em obra literária incrível. Obrigada por participar da coletiva.

    Abraço

  3. Não conhecia esse filme nao….muito bom saber…

    abraçao

  4. Meu fiel escudeiro Caurosa,
    se você diz que é bom, então eu confio. Na primeira oportunidade, assistirei.
    Beijo,
    Tati.

  5. O primeiro orgulho nacional, com arte e ótimos atores, como o meu padrinho teatral nos tempos de amador aqui em Santos, Anselmo Duarte. Meu amigo te desejo um belo fim de semana cheio de paz e saúde. Abraços alves negros, Santos e Botafofo respectivamente perdedores, mas com esperanças no brasileirão. Abraços

  6. Desejando um otimo fim de semana

  7. Obrigada pela visita, espero que sua filha goste de Branca de Neve! Meu enteados gostaram!

    Abraço!

  8. Meu amigo Carlos,
    pasando para uma visita e desajar á voce
    uma semana abençoada meu caro.

    grande abraço!

  9. Carlos, que maravilha você citar esse marco do cinema nacional! Sensibilidade, ótima lembrança!

    E se quiser continuar na onda nostálgica de qualidade, passe lá no último post de tiaselma.

    Abraços afetuosos.

  10. Valeu pai! Vou tentar manter o blog bem atualizado, aqui e lá!

  11. Caurosa, querido, esse filme é muito lindo e ao mesmo tempo muito triste. Acho difícil esse desafio: escolher o filme de sua vida. Eu não estou preparada para isso ainda… Mas parabéns para a tua escolha. Bjo no coração.

  12. Muito boa a sua escolha. Parabéns.
    Me deu vontade de ver o filme novamente.
    Um abraço.

  13. Assisti faz muitos anos. Não lembrava. Foi ótimo o resumo.

    Ainda hoje se sofre com a intransigência da Igreja.

    abraços

Deixe um comentário

