O livro, a leitura e as novas mídias

imagestexA leitura entrou em minha vida através dos  “famigerados”  Gibis. As histórias em quadrinhos, foram , por vários anos,  a minha paixão, era leitor compulsivo , cheguei a ter uma  coleção de quinhentas revistas. O livro surgiu  na forma de livro de bolso. As aventuras dos vaqueiros do velho oeste e os detetives vieram para substituir o fascínio pelos gibis.  Daí para frente, não parei mais de ler, o livro está sempre presente, seja o livro técnico ou a literatura mais prazerosa e descontraida.

imagesnnbgrtsO livro, a curto e médio prazo não será substituído por outra mídia, quer seja o computador , a internet ou qualquer outro meio. Porém, não podemos  ficar amedrontados com novas tecnologias futuras, pois o homem é senhor do seu tempo e não será nenhuma surpresa se a geração da minha filha desenvolver o gosto pela leitura usando um  “livro eletrônico”.imagesliele

A literatura, sem dúvida , sofrerá   “mutações”, se para o bem ou para o mal, só o tempo dirá. No entanto, os grandes clássicos da literatura mundial sempre serão lidos, sob qualquer forma de mídia e isto para  mim  é o que deve ter importância.

O acesso à informações , a meu ver independe de um único veículo. A educação deve estimular o aluno, em seu período de formação , na busca prazerosa, consciente e crítica de assuntos relevantes,  de interesses formativos, técnicos e lúdicos.

images7A leitura e a escrita, estarão sempre presentes na vida do homem.  A forma em que se dará,  estará sempre ligada aos momentos de transformação social e tecnológicos pelos quais a sociedade passará. Deveremos, pois, estar preparados para receber as mudanças, seja através de novos comportamentos, seja através de novas tecnologias. O fio condutor será sempre a comunicação entre as pessoas e a sua consequente formação para que o objetivo de interação social da pessoa humana, por meio da leitura e da escrita seja atingido.imageshjfhf

CAUROSAlivres-09

Anúncios

12 Respostas

  1. Oi Amor,
    Eu também acredito (e espero) que o livro não será substituído por nenhuma outra mídia, mas se for… que esta nova forma de leitura também consiga atrair milhares e milhares de leitores interessados em descobrir a magia que há por “trás” das letras.

    Beijinhos e Pérolas a Você.

  2. Caurosa, eu bem que me esforço para aceitar as novidades tecnológicas… Claro que devagar com o andor, que o santo é de barro.
    Adivinha que ilustração do seu post mais me cativou? A da criança com a carinha afundada nas páginas do… tenho certeza, Monteiro Lobato.
    Mas a Nandinha tem razão: que se leia mais e mais, não importa como.

    Abraços de sua leitora.

  3. Meu fiel escudeiro Caurosa,
    infelizmente o gibi não fez parte de minha formação. Meu pai costumava dizer que eles deixavam a mente preguiçosa.
    Ninguém é perfeito…
    Beijos,
    Tati.

  4. olá cau^^

    sou amante dos livros….sou até meui careta….n curto muito essas novidades tecnológicas no que diz respeito à leitura…

    o momento de ter o livro nas mãos é um ritual….é um momento único e maravinhoso^^

    lindo post^^

    beijooos^^

  5. Caurosa,

    Li mais ou menos assim:

    “Perguntaram para o Bill Gates se seus filhos teriam computador. Ele respondeu: Lógico que sim, mas antes disso, terão livros!”.

    Hoje mesmo, voltando pra casa, meu filho me fez passar numa livraria e comprar outro livro, porque o que ele estava lendo havia acabado. A leitura é muito importante.

    Esse seu post está maravilhoso, parabéns.

    Que sua semana seja de luz!

    Rebeca

  6. Adoro ler e a literatura sempre estve presente em minha vida e nada como poder curtir o livro em si, pegá-lo, fazer anotações, sublinhar trechos que nos dizem alguma coisa, portanto ele é insubstituível.
    Abraços,
    Janeisa

  7. Olá caro amigo

    Que viagem hein??? uiii…

    Sou amante da leitura
    e você postou algo maravilhoso… Parabéns!

    Um grande beijo
    da rosa amiga
    Iana!!!

  8. Olá Carlos,

    folhear um livro é um prazer insubstituível, no entanto com a rapidez da evolução tecnológica não me admiraria nada que inventassem algo que imitasse na perfeição a textura, o odor que se sente quando se toca um livro, o abrimos e percorremos com os dedos e o olhar… bem já estou a divagar.

  9. Você não sabe minha expressão quando abriu sua página aqui e vi Tex Willer. Sou fã e leio ate hoje.rs Pena somente ter perdido toda a coleção.
    Hopje tenho poucos, so os q compro esporadicamente. Mas continuo lendo.rs
    Não somente pelo Tex, mas adorei muito o post.
    Abração

  10. Não tenha dúvidas a melhor leitura é a de papel, o pessoal novo não acha. Eu comecei também com gibis…rssss…Que lega! Bela postagem. Sou gentil com você porque gosto do amigo e do seu blog. Grande abraço

  11. Uma bela postagem!
    Acho que quem gosta de livros vai gostar sempre.
    Para mim o livro é insubstituível.
    Um abraço.

  12. Nobre Amigo Carlos,

    Foi com grande entusiasmo que fiz a viagem na sua escrita, tambem eu relembrando os famigaredos gibs rsss,
    Concordo com voce, nada ira substituir o papel, por que o toque nas folhas o dedilhar nas paginas é algo indescritível,parabéns pelo post amigo, esta excelente.

    otima 5f pra voce,

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: