Artes marcias ” O caminho suave para o encontro consigo mesmo”

imagesjjhgfAs artes marciais foram criadas para o aprimoramento físico e moral dos indivíduos que as pratica, não podemos generalizar e usar um fato isolado para simplesmente desmoralizar os praticantes das nobres artes, que em sua maioria pregam antes de mais nada o conhecimento interior e a auto-defesa.      É bem verdade que algumas artes marciais foram ao longo do tempo perdendo o seu conteúdo filosófico, influenciadas pela busca indiscriminada da vitória, típicas dos ocidentais.    Estas influências maléficas levaram  alguns mestres de artes marciais ao treinamento extremo de seus pupilos, contrariando os verdadeiros objetivos da artes marciais.

imagesjugoroPodemos tomar como exemplo o Judô, criado pelo mestre Jigoro Kano no século 19, que tem como objetivo  a educação corporal e espiritual e seu significado é  “CAMINHO SUAVE”.    Hoje o Judô é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo.  O  bom judoca sabe que seu espírito deve estar preparado não só para a vitória, mas também para superar os momentos de extrema dificuldade.    O judoca deve: “lutar para se aperfeiçoar, e não aperfeiçoar-se para lutar”;    “Conhecer-se e dominar-se é triunfar.”;     “Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância , sabedoria e, sobretudo, com humildade “;    “Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, é o caminho de todo judoca”.

Fatos isolados, não podem denegrir a imagem dos esportes de luta. Infelizmente a nossa sociedade está pontuada de elementos que sofrem  e cometem erros graves e não buscam de forma correta o seu aprimoramento intelectual, moral e filosófico. Estes indivíduos devem ser banidos dos esportes e pagar os seus erros com a justiça. Devemos orientar os jovens para que busquem nas artes marciais o complemento para a sua formação física, moral e espiritual, com responsabilidade de quem as divulga e pratica, elas serão úteis para a educação integral de nossa juventude.imagesreve

CAUROSAimagesjuuu

Anúncios

6 Respostas

  1. Meu caro e bom Amigo Carlos,

    esse seu post me faz lembrar algumas coisas más, que tem vindo a ocorrer devido uma certa mentalidade que quiseram transmitir a respeito das artes marciais, mais, mas uma vez voce tras aqui aos seus leitores um elucidativo texto, transparente.parabéns!

    Desejo á voce um otimo fim de semana,

    Abraço!

  2. O problema é o uso que fazem da técnica – quando não há responsabilidade/respeito, monstros acabam sendo criados! Um abraço!

  3. Meu fiel escudeiro Caurosa,
    és também um samurai?
    Beijos,
    Tati.

  4. Caurosa, fico tão feliz quando leio textos assim! Fazem jus aos bons que existem nas artes marciais, aqueles que, por saberem da força que têm, conseguem domá-la para a elevação, para o bem, jamais para a violência.
    Convivi e convivo com mentes e almas brilhantes do meio.

    Abraços da leitora.

  5. É, Meu Querido,

    Eu acredito que o momento mais difícil para o triunfo seja o de conhecer-se e dominar-se.

    Beijinhos Suaves,
    Pérolas a Você!

  6. gosto dos teus textos.
    Um ótimo domingo
    Abçs.
    Maurizio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: