Outra vez Neruda

imagesNTBNG

“Abaladora foi a noite de setembro
Eu trazia na roupa
a tristeza do trem que me trazia
cruzando uma por uma as províncias:
Eu era esse ser remoto
turbado pela fumaça do carvão
da locomotiva.
Eu não era.
Tive de encarar então a vida.
Minha poesia me incomunicava
e me agregava a todos.
Naquela noite
me coube declarar a primavera.
A mim, pobre sombrio,
me fizeram desatar a vestimenta
da noite desnuda.
Tremi lendo ante duas mil orelhas desiguais meu canto.
A noite ardeu
com todo o fogo escuro
multiplicando-se na cidade,
na urgência imperiosa do contato.
Morreu a solidão aquela vez
ou nasci eu de minha solidão?”

PABLO NERUDA

CAUROSAimages 3

13 Respostas

  1. Neruda é sempre maravilhosamente complexo, mas instigante. Adoro suas poesias, hora racionais, outras sensoriais, emocionais. Ele me ajuda a me entender cada palavra um póro a mais do meu corpo. Bjo querido. Sempre é bom passar por aqui.

  2. Toda poesia é nascida da solidão e do silêncio. Do diálogo mudo entre o poeta e sua alma.

    Um dos mais belos poemas de Neruda.

    Meu amigo Caurosa é de um bom gosto…

    Beijocas da leitora.

  3. neruda é o cara….

    poesia em sua forma divina…..

    lindo demais^^

    bjo^^

  4. Acabei lembrando da visão de Alceu sobre solidão: !A solidão é fera, a solidão devora.
    É amiga das horas prima irmã do tempo,
    E faz nossos relógios caminharem lentos,
    Causando um descompasso no meu coração”.

  5. “Eu trazia na roupa a tristeza do trem que me trazia”.
    Meu fiel escudeiro Caurosa, só mesmo os poetas para escreverem uma maravilha dessas…
    Beijo,
    Tati.

  6. Adoro Neruda com suas poesias sempre muito sentidas e apaixonadas.Estive no uruguai no início do mês e visitei sua casa com vista para o marzão de Punta que hoje é museu e tb hotel…Muito legal!

    Beijinhos

    Maria

  7. Neruda todos adoram como eu. Mas nenhum poeta falou da solidão com tanta ternura quanto ele, repara…Abraço com saúde, amor e paz

  8. gstei do seu blog….. bem difrente … aparece lá no meu tb …te seguirei…sr1 xeroo1

  9. Cau, Neruda é maravilhoso! Obrigada.

    Beijos e lindo fim de semana!

  10. Nascer e morrer são duas situações que mexem tanto com o ser, que penso que por vezes elas se confundem.

    Acertou na escolha: Neruda é fantástico.

    Abraço.

  11. Obrigada pela visita e por suas palavras delicadas!
    Tenha uma boa semana!

  12. Eu nasci da minha solidão

  13. Oi Carlos. Assisti a um filme dedicado ao Neruda. Não se se já tem conhecimento, mas se chama o Carteiro. O filme é simples mas eu gostei mto. Tb gosto das poesias dele.

    Abraço e ótima semana!

Deixe um comentário

