Exercícios de Reflexão

imagesrtg

Educação e consciência corporal.

O processo educacional é amplo e diversificado, devemos pensar o homem como um universo pronto para ser formado e explorado em todo seu potencial  cognitivo, afetivo  e psicomotor. O ser humano não deve ser educado simplesmente pensando-se  em cumprir metas prioritárias e estatísticas estabelecidas por tecnocratas dos governos.

A educação no Brasil passa por uma crise preocupante, profunda e de difícil solução. Devemos começar a combatê-la a partir da família, onde na verdade começa todo o processo educacional, o primeiro  passo é dado pela educação familiar. Os pais precisam tomar consciência e priorizar a educação dos filhos e posteriormente cobrar ,a quem de direito, a qualidade da educação oferecida, principalmente pelo poder público.

imagesdgwe

Precisamos, com urgência rever os conceitos, os métodos e as técnicas educacionais aplicadas no Brasil, e adaptá-las a realidade da nossa escola atual. O aluno de hoje tem interesses e aspirações que devem ser analisadas na momento de estabelecermos prioridades para o investimentos em projetos educacionais. Tais projetos não devem ser implantados de cima para baixo, assim,  acabam se transformando em perda de tempo de dinheiro. A sociedade tem que ser ouvida e opinar.

recreando 2A educação é antes de mais nada o corpo presente de cada elemento participante do processo educacional, O aluno, o professor, a família e todos os elementos ligados a escola, que  devem ser respeitados e ouvidos no momento de se realizarem a mudanças e estabelecerem prioridades para a busca da “educação de qualidade”.     A educação só será valorizada  quando todos tomarem consciência  de sua importância para o crescimento do indivíduo de forma integral, ou  seja, o aluno deve ser educado de corpo inteiro. A prioridade é a busca do homem completo, pleno, consciente e participativo, educado em toda a suas potencialidades cognitiva, afetiva e psicomotora.

CAUROSAprofessor

Anúncios

13 Respostas

  1. Ô, Caurosa, seria querer muito que Lula lesse esse post, por tantos motivos. Mas… e o Haddad? Ah, se chegasse a ele…
    Texto redigido por profissional consciente, educador por excelência.
    Parabéns!

    Abraço da leitora amiga.

  2. Oi Carlos…

    Muito boa postagem…A educação é a luz no fim do tunel pena q poucos chegam ao final deste tunel…

    Beijo

    Maria

  3. Um texto muito bom. Se estivesse na área de educação com certeza pediria permissão para trabalhar com os educadores.

    Enquanto li, me lembrava que parece que as diversas áreas estão precisando ser revistas, analisadas.

    Me impressiona ainda o modelo da educação no nosso país, que não evoluiu o tanto que deveria.

    bjs

  4. Olá, vim retribuir a visita e adorei seu cantinho!!!
    Parabéns, cheio de informação e energia!!!!
    muito muito muito bommmmm

  5. Meu fiel escudeiro Caurosa,
    você disse tudo. A educação tem de começar dentro de casa – o que de forma alguma exime a escola dessa responsabilidade.
    Beijos,
    Tati.

  6. Querido amigo, um texto exemplar para uma situação delicada e que exige ação. Como ja apontava Paulo Freire é preciso ação e diálogo. A desestruturação da familia e do ensino é visivel e as consequências, as piores.

    Grande beijo!

  7. Texto maravilhoso!! Como é bom ler textos sobre a educação! Sinto falta deste tema ser tratado com respeito e carinho, como foi citado aqui. Não digo isso apenas por ser Pedagoga/Psicopedagoga, mas também por fazer parte de uma sociedade que precisa urgentemente ter sua formação valorizada e principalmente, por ainda ter esperanças que nossos governantes um dia dêem o valor que a educação realmente merece, ou melhor, que nós merecemos. Bjão e bom fds.

  8. Meu amigo você tem razão, mas vou meter a colher quente (não fica bravo comigo viu)
    No meu tempo de garoto na minha cidade as escolas públicas eram melhores que as particulares e a vontade política era maior do que hoje. Quanto aos professores e pais nem todos sabem como educar uma criança, qual é o preparo e instrução que essa gente recebe para poder passar para os alunos e filhos? Quase nenhuma! Há exceções é claro, ha pessoas muito bem preparadas com recursos próprios. Mas os que não podem como aprender?
    Com má vontade política o ensino não se resolve nem em 50 anos com desvios de verbas e merendas…Mas aí é outra história… Bom fim de semana com paz saúde e amor. Abraço

  9. Um texto escrito por quem realmente valoriza a educação e sabe que para educar, os envolvidos devem estar em sincronia. Mas sabe, quando a gente vê escolas caindo aos pedaços, crianças mal alimentadas e salários indignos, eu penso que, assim como disse a Selma, alguém tem que dar umas aulinhas para o sr. Lullinha. Boa semana! Beijus

  10. Faço pedagogia…e não tenho nenhuma experiência dentro de sala de aula, mas conheço a realidade….e sinceramente as vezes não sei se tem jeito….a começar pelo educadores que estão sendo formados…sexta-feira, no 2 semestre pedagogia da minha facul, 2 estudantes sairam no tapa, por causa do ventilador….agora imagine, futuramente, talvez elas sejam educadoras…..é uma coisa muuito dificil….por isso tenho minha dúvidas….trabalho na diretoria de ensino, e vejo cada coisa tbm…..
    Enfim….o que resta é torcer para que a coisas melhorem…

    E tem um outro presente para vc no meu blog! rs

    beijo

  11. Olá meu amigo.
    Parabéns pela postagem. Muito boa.

    Gostei.

    Abraços
    http://www.anetux.com.br

  12. Vivemos a dança do empurra. A criança vai sendo empurrada pelos pais, pela escola, pelo sistema. Aprende o não ser comprometer com nada e com ninguém.
    Às vezes dá uma falta de esperança…
    Abraços!

  13. Olha, comentei seu post, pq adorei. Coloquei minha opinião, mas na hora de enviar deu erro, pq não havia preenchido nome e e-mail.`Perdi o que havia escrito.
    Fiz um texto longo….rs
    Só uma opinião, ok? Mude o sistema de comentários ou coloque um aviso de que é obrigatório preencher esses dados para que não ocorra o que aconteceu agora.
    Não saberia repetir eu mesma….rs

    Abraços pra vc
    No próximo já sei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: