Educação Corporal

EDUCAÇÃO CORPORAL E DESENVOLVIMENTO DE SI MESMO

Os estudos e pesquisas psicológicas têm mostrado que uma educação corporal tem uma forte ressonância sobre o desenvolvimento da personalidade humana.

A aparência joga um papel predominante sobre cada aspecto do comportamento individual, de tal modo que nos sentimos mais atraídos por pessoas, cuja forma física é agradável e estimulante. De tal modo isto é verdade que nas propagandas, revistas ou ídolos consagrados, os julgamentos iniciais partem das expressões e aparências físicas.

Podemos dizer que a pessoa é aceita de maneira mais completa e eficaz à medida que apresenta um corpo sadio, e que ao mesmo tempo sabe utilizá-lo.

Decorre disto algo sumamente importante: a aceitação do corpo traz mais segurança e liberdade à pessoa da ansiedade à qual poderia sentir-se presa.

A rejeição do corpo traz como conseqüência aspectos hipocondríacos, e poderíamos definir a hipocondria como uma contínua preocupação com a saúde. Fazemos notar que a nossa sociedade é extraordinariamente hipocondríaca, criando uma saúde falsa através de uma medicina que se torna sumamente sofisticada e que cria substitutivos para um desenvolvimento sadio do corpo.

A falta de exercício, de uma vida ao ar livre, de sentir o sangue correr livremente pelas nossas veias e sentir ao mesmo tempo, inibe o nosso corpo desenvolver-se na sua potencialidade.

Um outro aspecto que impede um bom desenvolvimento da personalidade humana, está num narcisismo que oculta a falência da inter-relação harmônica entre a imagem do indivíduo e o seu desenvolvimento corporal.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

ABRAHAM MASLOW propõe seis gradações nas propriedades de necessidades que orientam a saúde psicofísica do indivíduo. É importante ressaltar que a primeira e a segunda gradação são consideradas de ordem básica. Se não existir satisfação dessas duas primeiras, isto é, as necessidades fisiológicas e as de segurança, não pode existir a satisfação das outras quatro.

Podemos considerar a hierarquia de necessidades propostas por Maslow como das mais relevantes, porque elas nos mostram como o indivíduo cresce, se desenvolve e adquire níveis de consciência que estão intimamente unidos à sua pessoa total.

A explicação que Maslow dá para a sua hierarquia, consiste na idéia de nível de impulso que faz com que o homem se torne mais humano na medida em que pode alcançar estágios mais elevados de funcionamento psicológico. Fica bem claro que o corpo tem um valor essencial, porque pode representar a estrutura elementar da auto-atualização, e mesmo este último degrau do desenvolvimento não esquece, de maneira alguma os outros seres humanos no seu desenvolvimento psicofísico.

Uma pessoa auto-atualizada tem consciência integral de si mesma, e sente como é necessário compreender-se como um organismo vivo em contínua evolução.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

NECESSIDADES DE ATUALIZAÇÃO DO EGO

Profundo desejo de conhecer-se e entender-se,bem como de conhecer e entender o mundo que o rodeia. Necessita a beleza e a arte – aprecia e cria coisas de natureza estética.

NECESSIDADES DE AUTO-ESTIMA

Sentir-se digno de algo, capaz de dominar algo do ambiente, sentir-se completamente independente, livre e reconhecido.

NECESSIDADES DE AMOR

Desejo constante de amar alguém e ser, por sua vez, amado.

NECESSIDADES DE PERTINÊNCIA

Desejo de ser alguém, mesmo que seja um pequeno grupo(família,amigos,clube, comunidade…)

NECESSIDADES DE SEGURANÇA

Desejo de segurança, estabilidade, dependência, proteção. Desejo de livrar-se do medo, da insegurança e de incidentes danosos e dolorosos.

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS

Necessidade de ar, alimentação, água e comodidade física.

CAUROSA images-2.jpeg

10 Respostas

  1. É MUITO LEGAL SABER UM POUCO SOBRE EDUCAÇÃO CORPORAL!

  2. Muito obrigada pela sua visita, volte sempe.
    Abraço
    Isabel

  3. jorgina batista

    E MUITO SABER SOBRE EDUCAÇAO CORPORAL.ME ENVIA MAIS SOBRE O MESMO.

  4. Meu amigo que maravilha de post…
    adorei parabéns mais uma vez…
    Vim pra te deixar meu carinho, amizade beijos e flores. Adorei vir aqui…
    Mas uma vez parabéns meu amigo.
    Sol Hoffmann

  5. Muito bom, isso vai me ajudar com um trabalho sobre educação corporal.

  6. Muito interessante suas colocações, seria necessário que essas questões fossem mais discutidas no cotidiano escolar de nossas crianças.

  7. Adorei esse pequeno resumo……………………..

  8. Muito boa a explicação, adorei!!!

  9. Resumo muito interessante! Por gentileza, poste colocações sobre Educação Física voltada para alunos de Ensino Médio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: